Aposentadoria cancelada? Confira as situações em que o benefício pode ser perdido

aposentadoria é um direito do cidadão que paga a contribuição ao INSS mensalmente. Inclusive, até mesmo os Microempreendedores Individuais e os contribuintes individuais podem se aposentar. Mas, em algumas situações o Instituto pode acabar cancelamento o benefício; confira quais são elas.

Aposentadoria cancelada? Confira as situações em que o benefício pode ser perdido 
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

O Instituto Nacional do Seguro Social concede a aposentadoria ao cidadão que atende aos requisitos básicos. Entre eles está o tempo de contribuição à Previdência, a idade, entre outros fatores. Nem todos sabem, mas o INSS também pode cancelar o benefício.

Um levantamento recente da especialista do FDR, Lila Cunha, aponta para uma mudança na idade mínima de aposentadoria, clique aqui para saber mais.

No vídeo abaixo o colunista do FDR Ariel França traz uma boa notícia, um novo programa que beneficia os idosos, confira:

Quando a aposentadoria pode ser cancelada?

Erro de cadastro

  • O INSS trabalha conforme os dados cadastrados dos cidadãos;
  • Isso significa que se alguma informação estiver incorreta, é possível que a pessoa tenha problemas não somente na aposentadoria, mas em outros benefícios também.

Erro de informação

  • A simples mudança de assinatura pode resultar em problemas.
  • Por exemplo, algumas pessoas possuem documentos com o nome de solteira e outros documentos com o nome de casada, essa situação gera um conflito de dados.
  • Inclusive, é importante sempre verificar como o seu nome está sendo inserido nos laudos e exames.

Dados desatualizados

  • Sempre que houver uma mudança de endereço, telefone ou até de e-mail é imprescindível atualizar a informação no banco de dados do INSS.
  • Essa atualização pode ser feita diretamente pelo Meu INSS.

O que fazer a aposentadoria foi cancelada?

  • A solicitação de desbloqueio pode ser feita pela internet, no mesmo site citado acima, basta digitar na barra editável: “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido”.
  • Caso o segurado tenha alguma dúvida, ele pode entrar em contato com a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135, ligação gratuita. Nesse caso é necessário ter o número do CPF em mãos e confirmar algumas informações.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.