Paga anualmente pela Receita Federal, a restituição do Imposto de Renda de 2024 já começou a ser liberada pelo órgão federal. Neste mês, um novo grupo poderá ter acesso aos recursos. Após o pagamento de três lotes, o Governo Federal autorizou a liberação de uma nova rodada de pagamentos.
Dessa forma, os contribuintes que ainda aguardam pela liberação dos recursos terão uma nova chance de receber o pagamento. O novo lote da restituição será disponibilizado no dia 30 de agosto.
Assim como nos pagamentos anteriores, os recursos serão depositados na conta bancária escolhida pelo cidadão no momento da declaração do Imposto de Renda.
De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, assim como nos anos anteriores, o pagamento será disponibilizado de forma prioritária para alguns grupos.
Saiba quem receberá a restituição do Imposto de Renda com prioridade:
- Idosos com mais de 80 anos;
- Idosos entre 60 e 79 anos;
- Contribuintes com deficiência física ou moléstia grave;
- Contribuintes cuja maior fonte da renda seja o magistério;
- Contribuintes que não tem prioridade legal, mas utilizaram a Declaração Pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX;
- Contribuintes priorizados em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul (RS).
Para saber se será contemplado, o cidadão deverá acessar o site da Receita Federal e verificar se sua declaração já foi processada. A plataforma está disponível para ser acessada neste link. Ao entrar, ele também poderá verificar se está incluído no novo lote de restituição.
Para tal, será necessário informar o CPF, exercício da declaração, data de nascimento e código verificador no “Consulta à Restituição”. Caso ainda não tenha sido incluído no 4º lote, ele poderá ser contemplado nos pagamentos seguintes.
Veja a data dos novos lotes de restituição do Imposto de Renda:
- 1º lote: 31 de maio de 2024;
- 2º lote: 28 de junho de 2024;
- 3º lote: 31 de julho de 2024;
- 4º lote: 30 de agosto de 2024;
- 5º lote: 30 de setembro de 2024.
Confira outras informações sobre a restituição do Imposto de Renda neste link.