No dia 17 de agosto deste ano foi lançada a Cartilha Jovens na Trilha do SUS, um oferecimento do instituto Fiocruz. Contendo 28 páginas esta cartilha contém um guia prático detalhando vários serviços do SUS, desde a atenção primária à alta complexidade.
A cartilha foi criada para oferecer aos jovens que não entendem como o SUS (Sistema Único de Saúde) funciona, o conhecimento que precisam. O documento contém informações sobre as diretrizes da saúde pública no país, e os serviços específicos que são disponibilizados.
Um dos objetivos é permitir que esse público não procure o serviço errado. E ainda, que não deixem de cuidar da saúde por desconhecerem as opções disponíveis, públicas e gratuitas. O conteúdo foi pensado para pessoas na faixa etária dos 15 aos 29 anos.
“O funcionamento dos serviços do SUS não é óbvio para grande parte da população. É preciso sempre oferecer informação precisa e de qualidade. Para os jovens em especial, pois é um segmento que encontra muitas dificuldades de acesso aos serviços por diversas razões”, afirma André Sobrinho, coordenador da Agenda Jovem Fiocruz.
De acordo com Daniela Silva, pesquisadora em comunicação e cultura da Fiocruz Bahia, foi percebido que muitos jovens deixam para procurar o sistema de saúde quando a situação está grave. Quer dizer, eles preferem negligenciar o seu estado e evitar os primeiros cuidados básicos.
Por isso, a cartilha do SUS deve servir para que os jovens entendam a gravidade de determinadas doenças e que saibam usar os serviços públicos de saúde não só para situações de risco, mas também para prevenção.
Cartilha Jovens na Trilha do SUS: Sumário
O sumário mostra qual o conteúdo da Cartilha Jovens na Trilha do SUS. São 32 páginas onde o leitor pode encontrar informações bem completas sobre o sistema de saúde, por meio de informações que foram divididas por:
- Apresentação (pg. 3): responde o que é o SUS? o que é a cartilha? responde qual o significado de saúde;
- Entrando na trilha do SUS (pg. 4): responde o que é atenção primária, secundária e terciária no momento de atender os pacientes. E ainda, complementa com os outros serviços disponíveis;
- Trilha do SUS (pg.6): responde quais unidades de saúde pertencem ao SUS;
- Papo reto! Dados que preocupam (pg. 12): responde quais são as principais causas de procura dos jovens no sistema de saúde;
- Não espere o pânico (pg.16): responde porquê é importante ter cuidados preventivos sobre doenças;
- Serviços específicos para juventude (pg. 18): responde quais as políticas públicas de acesso a saúde;
- Pra geral: Saúde é um direito (pg. 20): responde o que a legislação brasileira prevê sobre o acesso a saúde pública;
- Informação consciente (pg. 22): dá dicas sobre como a internet pode ser usada de forma segura para fazer pesquisas sobre doenças e tirar dúvidas.
Como acessar a Cartilha Jovens na Trilha do SUS
O acesso a Cartilha Jovens na Trilha do SUS precisa ser acessado de forma online. O documento fica disponível para download, podendo ser baixado em PDF tanto em smartphone como em notebooks e computadores.
Todo o conteúdo foi produzida pela Agenda Jovem Fiocruz que é uma plataforma colaborativa vinculada à presidência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A instituição coordena diversos projetos visando a promoção da saúde para a população jovem no Brasil.
O Ministério da Saúde também colaborou para a elaboração da cartilha, com assinatura da ministra Nísia Veronica Trindade Lima. O projeto gráfica, diagramação e ilustração que são coloridos e pensados em chamar atenção desse público são de Túlio Cerquize.
Para ter acesso ao conteúdo basta:
- Acessar o portal do Instituto Fio Cruz;
- Escolher a opção “Comunicação e Informação”, depois “Documentos”;
- Selecione “Jovens na Trilha do SUS”;
- A cartilha ficará disponível, para ler pelo próprio site basta clicar em “Abrir leitor”;
- Para ler offline ou imprimir é preciso clicar em “Download”.