Saúde GRATUITA para os jovens: governo libera cartilha de serviços disponíveis

No dia 17 de agosto deste ano foi lançada a Cartilha Jovens na Trilha do SUS, um oferecimento do instituto Fiocruz. Contendo 28 páginas esta cartilha contém um guia prático detalhando vários serviços do SUS, desde a atenção primária à alta complexidade. 

jovem sus
Saúde GRATUITA para os jovens: governo libera cartilha de serviços disponíveis
(Imagem: FDR)

A cartilha foi criada para oferecer aos jovens que não entendem como o SUS (Sistema Único de Saúde) funciona, o conhecimento que precisam. O documento contém informações sobre as diretrizes da saúde pública no país, e os serviços específicos que são disponibilizados. 

Um dos objetivos é permitir que esse público não procure o serviço errado. E ainda, que não deixem de cuidar da saúde por desconhecerem as opções disponíveis, públicas e gratuitas. O conteúdo foi pensado para pessoas na faixa etária dos 15 aos 29 anos

“O funcionamento dos serviços do SUS não é óbvio para grande parte da população. É preciso sempre oferecer informação precisa e de qualidade. Para os jovens em especial, pois é um segmento que encontra muitas dificuldades de acesso aos serviços por diversas razões”, afirma André Sobrinho, coordenador da Agenda Jovem Fiocruz.

De acordo com Daniela Silva, pesquisadora em comunicação e cultura da Fiocruz Bahia, foi percebido que muitos jovens deixam para procurar o sistema de saúde quando a situação está grave. Quer dizer, eles preferem negligenciar o seu estado e evitar os primeiros cuidados básicos.

Por isso, a cartilha do SUS deve servir para que os jovens entendam a gravidade de determinadas doenças e que saibam usar os serviços públicos de saúde não só para situações de risco, mas também para prevenção. 

Cartilha Jovens na Trilha do SUS: Sumário 

O sumário mostra qual o conteúdo da Cartilha Jovens na Trilha do SUS. São 32 páginas onde o leitor pode encontrar informações bem completas sobre o sistema de saúde, por meio de informações que foram divididas por:

  • Apresentação (pg. 3): responde o que é o SUS? o que é a cartilha? responde qual o significado de saúde;
  • Entrando na trilha do SUS (pg. 4): responde o que é atenção primária, secundária e terciária no momento de atender os pacientes. E ainda, complementa com os outros serviços disponíveis;
  • Trilha do SUS (pg.6): responde quais unidades de saúde pertencem ao SUS;
  • Papo reto! Dados que preocupam (pg. 12): responde quais são as principais causas de procura dos jovens no sistema de saúde;
  • Não espere o pânico (pg.16): responde porquê é importante ter cuidados preventivos sobre doenças;
  • Serviços específicos para juventude (pg. 18): responde quais as políticas públicas de acesso a saúde;
  • Pra geral: Saúde é um direito (pg. 20): responde o que a legislação brasileira prevê sobre o acesso a saúde pública;
  • Informação consciente (pg. 22): dá dicas sobre como a internet pode ser usada de forma segura para fazer pesquisas sobre doenças e tirar dúvidas.

Como acessar a Cartilha Jovens na Trilha do SUS

O acesso a Cartilha Jovens na Trilha do SUS precisa ser acessado de forma online. O documento fica disponível para download, podendo ser baixado em PDF tanto em smartphone como em notebooks e computadores. 

Todo o conteúdo foi produzida pela Agenda Jovem Fiocruz que é uma plataforma colaborativa vinculada à presidência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A instituição coordena diversos projetos visando a promoção da saúde para a população jovem no Brasil.

O Ministério da Saúde também colaborou para a elaboração da cartilha, com assinatura da ministra Nísia Veronica Trindade Lima. O projeto gráfica, diagramação e ilustração que são coloridos e pensados em chamar atenção desse público são de Túlio Cerquize. 

Para ter acesso ao conteúdo basta:

  • Acessar o portal do Instituto Fio Cruz;
  • Escolher a opção “Comunicação e Informação”, depois “Documentos”;
  • Selecione “Jovens na Trilha do SUS”;
  • A cartilha ficará disponível, para ler pelo próprio site basta clicar em “Abrir leitor”;
  • Para ler offline ou imprimir é preciso clicar em “Download”. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com