Anualmente, os brasileiros precisam prestar contas sobre os recebimentos e gastos do ano anterior à Receita Federal. Para 2025, o Governo Federal anunciou novas regras para a declaração do Imposto de Renda. Confira quais são as mudanças e se prepare para o próximo ano!
O Imposto de Renda é um tributo existente em vários países, em que cada contribuinte é obrigado a pagar uma certa porcentagem de sua renda ao governo.
Por meio da declaração, ele informa à Receita Federal quais foram seus rendimentos no ano anterior. Isso inclui: salário, verbas rescisórias, programas trabalhistas, venda de bens, resgate em investimento, entre outros.
Quais são as novas regras do Imposto de Renda?
A Receita Federal anunciou novas regras para o Imposto de Renda 2024. É importante lembrar que os brasileiros devem declarar os rendimentos de 2024, porém, apenas no próximo ano!
Confira o novo regulamento:
-
Agora, quem recebe até R$ 2.640 por mês está isento do pagamento!
-
As deduções médicas e educacionais agora exigem uma atenção mais detalhada na documentação apresentada;
-
Além disso, os brasileiros que receberam criptomoedas também devem declará-los com uma atenção reforçada.
Como se preparar para declarar o Imposto de Renda no próximo ano?
Você não precisa mais declarar o Imposto de Renda neste ano. Porém, já é possível começar a se preparar para executar a tarefa no próximo ano logo no início do processo aberto pela Receita Federal.
Lembrando que: em 2024, os brasileiros que fizeram a declaração foram beneficiados com a restituição logo no 1º lote.
Veja como se preparar:
-
Organize os seus comprovantes de rendimento, recibos de despesas médicas, estudantis e outros documentos relevantes;
-
O próprio site da Receita Federal oferece um software onde o contribuinte pode preencher a declaração. Essa é uma boa opção para os brasileiros que não possuem grandes gastos e não querem contratar um especialista;
-
Veja o que pode ser deduzido entre as despesas médicas, escolares e de dependentes. Garanta que os recibos estão corretos!
-
Lembre que, com a nova regra, o processo de declarar criptomoedas é mais detalhado e rígido.
A restituição do IRPF de 2023 ainda está sendo disponibilizada para os brasileiros. A especialista Laura Alvarenga te explica como sacar a quantia.