Ministério do Trabalho dá prazo maior para quem tem direito ao PIS/PASEP sacar o abono

O calendário de pagamentos do PIS/PASEP, criado pelo Ministério do Trabalho, dá ao trabalhador a chance de receber o abono salarial fora do prazo. É que todos os depósitos já foram feitos e 24,8 milhões de pessoas foram beneficiadas, basta fazer o saque. 

pis/pasep
Ministério do Trabalho dá prazo maior para quem tem direito ao PIS/PASEP sacar o abono
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O pagamento do PIS/PASEP funciona como um 14º salário dado ao trabalhador de baixa renda. Um tipo de estímulo na economia ao oferecer para esse cidadão a chance de receber um salário extra durante o ano, limitado ao salário mínimo atual que é de R$ 1.412. 

Neste ano foram 24,8 milhões de trabalhadores beneficiados, a maior parte deles, pouco mais de 22 milhões são funcionários da iniciativa privada. Os demais são funcionários públicos que atendem as regras e têm direito de receber também. 

A novidade para 2024 é que o calendário foi unificado para os dois públicos, e seguiu o mês de nascimento do trabalhador. Em 15 de agosto o cronograma terminou contemplando os nascidos em novembro e dezembro. Mas, quem ainda não recebeu tem chance de sacar. 

Prazo para sacar o abono salarial do PIS/PASEP

O prazo final para sacar o abono salarial do PIS/PASEP é dezembro. Até lá basta que os cidadãos que trabalharam em 2022 e atenderam as regras, como ter recebido até 2 salários mínimos por mês, procurem o banco pagador. 

Funciona assim:

Quem receber até dezembro precisa aguardar o calendário do próximo abono salarial para conseguir receber. 

Como fazer o saque do PIS/PASEP

O saque do PIS/PASEP é feito pelo banco pagador responsável pelo programa. 

Caixa Econômica – paga o PIS para funcionários da iniciativa privada

Banco do Brasil –  paga o PASEP para funcionários públicos 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile