Imposto de Renda pode servir como investimento para esporte brasileiro; veja como ajudar

O resultado do Brasil nas Olimpíadas de Paris neste ano não foi dos melhores. Na colocação geral do quadro de medalhas o país ocupou a 20º posição, abaixo da performance das últimas edições. Falta investimento? Se você acha que sim, pode ajudar usando seu Imposto de Renda. 

imposto de renda
Imposto de Renda pode servir como investimento para esporte brasileiro; veja como ajudar
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Os brasileiros que são obrigados a declarar Imposto de Renda têm dois modelos de declaração para preencher: simples ou completo. Aqueles que optam pela versão completa podem deduzir as doações feitas para projetos desportivos e paradesportivos.

Conforme as explicações da Receita Federal, o que for investido pelo contribuinte em projetos desse viés durante o ano de 2024, poderá ser abatido no imposto de 2025. Para isso é preciso que o projeto seja reconhecido pelo governo federal, e haja como comprovar sua doação. 

Quais projetos desportivos podem ser abatidos no Imposto de Renda?

As doações feitas pelo contribuinte devem ser para projetos de esporte amador do país. Os números ainda são bem baixos, o balanço da Receita Federal mostou que em 2024 apenas 3 mil declarações do Imposto de Renda tiveram deduções pelo incentivo ao esporte. 

O resultado é um pouco maior do que o ano passado, quando 2,9 mil contribuintes comprovaram o investimento nesta área. Para conseguir abater até 7% do imposto devido é preciso que as doações tenham sido feitas para:

Como declarar doações no Imposto de Renda

Para declarar no Imposto de Renda as doações feitas ao longo do ano, o contribuinte vai precisar encontrar a ficha certa que possuí essa seção. Também é importante guardar todos os comprovantes de pagamento, como nota fiscal ou recibos. 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile