Cortes no orçamento do BPC: entenda quem será prejudicado nos próximos dias

O Ministério da Previdência Social estima que 1 milhão de pessoas vão perder o acesso ao BPC (Benefício de Prestação Continuada). São titulares que já não atendem mais aos critérios para receber o auxílio social, e que ocupam R$ 17 bilhões do orçamento do governo. 

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Cortes no orçamento do BPC: entenda quem será prejudicado nos próximos dias
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O corte de despesas que vai atingir o BPC faz parte de um plano do governo, orquestrado pelo Ministério da Fazenda, a fim de diminuir as despesas obrigatórias. Assim como aconteceu com o Bolsa Família no ano passado, dessa vez são os inscritos no BPC que serão averiguados. 

Podem ter acesso ao benefício que é pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), os idosos com mais de 65 anos ou as pessoas com deficiência de qualquer idade, desde que esteja no Cadastro Único. Ainda é preciso ter renda familiar de até 25% do salário mínimo por pessoa. 

Caso não atenda a essas regras, o cidadão vai ter seu benefício bloqueado até que consiga provar que continua tendo direito ao benefício. Caso a comprovação não aconteça, ele perde o salário de forma definitiva. 

Quem pode ter o BPC cortado?

De acordo com as regras divulgadas pelo governo, o corte no BPC pode atingir os inscritos no programa que:

  • Estão com os dados desatualizados no Cadastro Único há mais de 48 meses (4 anos);
  • Não estão inscritos no Cadastro Único. 

Além disso, o INSS, o Ministério do Desenvolvimento Social e da Previdência vão realizar o cruzamento de dados públicos em busca de verificar se há algum erro nas informações sobre o cidadão. 

Como evitar que o BPC seja cortado?

Não é preciso comparecer até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), ou até a unidade do INSS se não for convocado.

As mensagens de convocação estão sendo encaminhadas por: SMS, e-mail, correspondência no endereço cadastrado, pelo Meu INSS ou no extrato bancário.  

Para evitar que o BPC seja cortado o titular ou seu representante legal deve:

  • Responder a convocação do INSS dentro do prazo(de 45 a 90 dias);
  • Comprovar de forma documentada que tem direito de receber o benefício;
  • Atualizar seus dados no Cadastro Único. 

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Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com