O 4º lote da restituição do Imposto de Renda está programado para ser depositado no dia 30 de agosto. Como de costume, a Receita Federal libera a consulta aos lotes uma semana antes do pagamento. Dessa forma, os contribuintes poderão verificar suas restituições a partir de sexta-feira, dia 23 de agosto.
Ainda restam dois lotes de restituição do Imposto de Renda a serem pagos. Os contribuintes que desejarem verificar o status de sua declaração e restituição podem acessar a página da Receita Federal, utilizando o e-CAC. Por meio do extrato de processamento, é possível saber se a restituição está em fila de espera ou se há pendências a serem resolvidas.
Caso a consulta retorne a mensagem “Em Fila de Restituição”, significa que a declaração foi processada, mas o pagamento ainda não foi liberado. Nesse caso, é necessário aguardar a liberação nos próximos lotes.
Se houver algum problema, o contribuinte pode identificar pendências na seção “Pendências de Malha”. Se for necessário, basta corrigir o erro e enviar uma declaração retificadora através do Programa Gerador da Declaração ou do aplicativo da Receita Federal.
Calendário de restituição do Imposto de Renda
-
Primeiro lote: 31 de maio;
-
Segundo lote: 28 de junho;
-
Terceiro lote: 31 de julho;
-
Quarto lote: 30 de agosto;
-
Quinto lote: 30 de setembro.
Consulta da restituição do Imposto de Renda
Para acompanhar seu processo de restituição do Imposto de Renda, você precisa acessar a área Meu Imposto de Renda do portal e-CAC ou buscar pela palavra-chave Consulta de restituição do IRPF na internet e acessar uma página disponibilizada pelo próprio governo federal.
-
Faça o download do aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para celulares iOS e Android;
-
Abra o aplicativo e procure por Consulta de Restituição no menu principal;
-
Informe o seu CPF e o ano referente ao Imposto de Renda que você deseja consultar;
-
Clique no botão Consultar e espere o processamento das informações.