Novo lote da restituição do Imposto de Renda é pago nesta semana; consulte o pagamento e modelo de depósito

A restituição do Imposto de Renda é um dos momentos mais aguardados pelos brasileiros. Anualmente, milhões de contribuintes esperam ansiosamente pelo retorno de parte do valor pago ao longo do ano anterior.

Novo lote da restituição do Imposto de Renda é pago nesta semana; consulte o pagamento e modelo de depósito. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

Neste mês, a Receita Federal está liberando mais um lote de restituição do Imposto de Renda. Se ainda não recebeu a sua, é hora de verificar se está incluído neste pagamento. A devolução é realizada em cinco lotes durante o ano, conforme o calendário oficial.

Cada lote da restituição do Imposto de Renda abrange diferentes grupos de contribuintes, dando prioridade a idosos, pessoas com deficiência e profissionais do magistério. Além disso, quem utilizou a declaração pré-preenchida ou escolheu a restituição via PIX também pode ter prioridade.

Calendário de restituição do Imposto de Renda

Grupos prioritários da restituição do Imposto de Renda 

De acordo com a Receita Federal, têm prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda 2024, os seguintes grupos:

Consulta da restituição do Imposto de Renda

Para acompanhar seu processo de restituição do Imposto de Renda, você precisa acessar a área Meu Imposto de Renda do portal e-CAC ou buscar pela palavra-chave Consulta de restituição do IRPF na internet e acessar uma página disponibilizada pelo próprio governo federal.

  1. Faça o download do aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para celulares iOS e Android;

  2. Abra o aplicativo e procure por Consulta de Restituição no menu principal;

  3. Informe o seu CPF e o ano referente ao Imposto de Renda que você deseja consultar;

  4. Clique no botão Consultar e espere o processamento das informações.

 

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile