Desde 1º de julho o governo do estado de São Paulo está substituindo a emissão do RG (Registro Geral) pela CIN (Carteira de Identidade Nacional). O documento mais completo já pode ser encontrado nos postos do Poupatempo de toda a região paulista.
A CIN (Carteira de Identidade Nacional) é o novo documento do brasileiro. Por lei, ela só começa a ser obrigatória a partir de 2032, mas até lá os governos estaduais devem oferecê-la como uma opção para os cidadãos que quiserem modernizar seus documentos.
Foi exatamente isso que o governo do estado de São Paulo fez. Ao buscar um posto de identificação civil para emissão do seu documento, o morador do estado terá acesso a CNI ao invés do RG, passando a ter apenas o número do seu CPF para identifica-lo.
Quanto custa a emissão da nova carteira de identidade?
Não há nenhum custo para emissão da nova carteira de identidade. A regra, que é válida para todo país e não só para o estado de São Paulo, diz que:
- 1ª via da CIN é totalmente gratuita;
- A primeira renovação da CIN também é gratuita.
A segunda via do RG, para aqueles que não conseguirem tirar a CIN devido a algum problema nos seus dados, tem custo de R$ 53.04. Mas, quem assinar um atestado de pobreza pode ficar isento do valor.
Como emitir a nova carteira de identidade?
A grande diferença do documento atual para a nova carteira de identidade é que a versão mais moderna não possuí o número do RG, apenas do CPF. O interesse do governo é tornar o documento mais seguro.
Outro ponto interessante é que pela CIN é possível incluir outros registros de identificação, como número do SUS, do registro profissional e até tipo sanguíneo.
Para solicitar a emissão basta:
- Acessar o site do Poupatempo;
- Clicar na opção “Obter Carteira de Identidade Nacional”, e depois “Iniciar”;
- Fazer login pelo Gov.br;
- Preencher os próximos campos.