Governo de SP dá início a emissão da nova carteira de identidade; descubra quanto custa

Desde 1º de julho o governo do estado de São Paulo está substituindo a emissão do RG (Registro Geral) pela CIN (Carteira de Identidade Nacional). O documento mais completo já pode ser encontrado nos postos do Poupatempo de toda a região paulista. 

novo rg
Governo de SP dá início a emissão da nova carteira de identidade; descubra quanto custa
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A CIN (Carteira de Identidade Nacional) é o novo documento do brasileiro. Por lei, ela só começa a ser obrigatória a partir de 2032, mas até lá os governos estaduais devem oferecê-la como uma opção para os cidadãos que quiserem modernizar seus documentos. 

Foi exatamente isso que o governo do estado de São Paulo fez. Ao buscar um posto de identificação civil para emissão do seu documento, o morador do estado terá acesso a CNI ao invés do RG, passando a ter apenas o número do seu CPF para identifica-lo. 

Quanto custa a emissão da nova carteira de identidade?

Não há nenhum custo para emissão da nova carteira de identidade. A regra, que é válida para todo país e não só para o estado de São Paulo, diz que:

  • 1ª via da CIN é totalmente gratuita;
  • A primeira renovação da CIN também é gratuita. 

A segunda via do RG, para aqueles que não conseguirem tirar a CIN devido a algum problema nos seus dados, tem custo de R$ 53.04. Mas, quem assinar um atestado de pobreza pode ficar isento do valor. 

Como emitir a nova carteira de identidade?

A grande diferença do documento atual para a nova carteira de identidade é que a versão mais moderna não possuí o número do RG, apenas do CPF. O interesse do governo é tornar o documento mais seguro. 

Outro ponto interessante é que pela CIN é possível incluir outros registros de identificação, como número do SUS, do registro profissional e até tipo sanguíneo. 

Para solicitar a emissão basta:

  • Acessar o site do Poupatempo;
  • Clicar na opção “Obter Carteira de Identidade Nacional”, e depois “Iniciar”;
  • Fazer login pelo Gov.br;
  • Preencher os próximos campos. 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com