Golpe do PIX já fez mais de 2,5 milhões de vítimas; veja como se proteger

Criado em 2020, o PIX já facilitou a vida de muitos brasileiros que precisam transferir ou pagar contas rapidamente. Porém, muitos criminosos vêm se aproveitando do Mecanismo Especial de Devolução (MED) para efetuar o golpe do “PIX errado”. Ao total, mais de 2,5 milhões de brasileiros já caíram na armação. Veja como funciona e como se proteger. 

Golpe do PIX já fez mais de 2,5 milhões de vítimas; veja como se proteger
Imagem: FDR

 

O MED é uma ferramenta que possibilita a chance da devolução de valores transferidos pelo PIX em casos específicos. Através da funcionalidade, é possível pedir o estorno da transação, revertendo o valor ao pagador. 

A especialista Laura Alvarenga explica sobre novidades na hora de fazer o PIX. Confira aqui.

Como funciona o Golpe do PIX Errado?

Como não cair no Golpe do PIX?

Uma das recomendações mais importantes é não utilizar o número do celular e nem o número do CPF como chave PIX. O melhor é utilizar chaves aleatórias. 

Porém, caso o usuário receba o contato de alguém pedindo o estorno de alguma transferência, ele poderá utilizar uma funcionalidade própria do PIX para devolver o dinheiro sem sofrer nenhum prejuízo. Veja como:

  • Entre no aplicativo do seu banco;

  • Vá até a área PIX; 

  • Selecione a opção do “Extratos”;

  • E escolha a opção “Devolver”;

  • Assim, apenas o valor transferido pelo golpista será devolvido para ele e a vítima não precisará fazer nenhuma transferência para uma terceira conta.

 

 
YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile