Pente-fino no BPC foi reforçado: saiba como regularizar seu cadastro

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está intensificando a revisão dos beneficiários do BPC (Benefício da Prestação Continuada). Milhares de beneficiários estão sendo convocados para atualizar seus dados no CadÚnico e garantir a continuidade do pagamento.

Pente-fino no BPC foi reforçado: saiba como
regularizar seu cadastro. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

O BPC, um programa assistencial que garante um salário mínimo a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, tem crescido significativamente nos últimos anos. Diante desse cenário, o governo decidiu realizar um pente-fino nos benefícios, com o objetivo de identificar e corrigir possíveis irregularidades.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o BPC, confira. Saiba mais sobre o pente-fino no vídeo do especialista Ariel França, colaborador do FDR.

Por que a revisão?

O aumento no número de beneficiários do BPC nos últimos anos gerou a necessidade de uma análise mais detalhada dos dados. A revisão tem o objetivo de:

  • Garantir que o benefício seja destinado apenas aos que mais precisam;
  • Reduzir os gastos com pagamentos indevidos e direcionar os recursos para outras áreas prioritárias;
  • Aperfeiçoar os mecanismos de controle e avaliação do BPC.

Quem corre o risco de ter o BPC cancelado?

  • Beneficiários que estão com o benefício do BPC há mais de 2 anos sem passar por nova perícia médica;
  • Beneficiários que possuem inconsistências em seus dados cadastrais;
  • Beneficiários que estão suspeitos de fraude.

Vale lembrar que se o seu benefício for bloqueado por falta de atualização cadastral, é possível solicitar a reativação após regularizar a situação no CadÚnico. No entanto, os valores pagos durante o período de suspensão não serão retroativos.

Como regularizar o cadastro do BPC?

  • Verifique a necessidade de atualização: acesse o site ou aplicativo do Meu INSS e consulte a situação do seu cadastro usando apenas o número do CPF;
  • Procure o CRAS: se a consulta indicar a necessidade de atualização, dirija-se ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua residência;
  • Leve os documentos: no CRAS, apresente os documentos pessoais e comprovantes de renda da família. A lista completa de documentos pode variar de acordo com o município;
  • Aguarde a atualização: após a atualização do cadastro, aguarde o prazo para que as informações sejam processadas pelo INSS.

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.