Boa notícia para os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)! Agora é possível solicitar o bloqueio de descontos indevidos em seus benefícios de forma rápida e fácil, diretamente pela internet. O INSS disponibiliza um serviço online para que os segurados possam verificar e bloquear descontos não autorizados de mensalidades associativas.
O INSS permite que algumas associações de aposentados e pensionistas ofereçam serviços aos seus beneficiários, como descontos em produtos e serviços. No entanto, para que esses descontos sejam feitos, é preciso que o beneficiário autorize explicitamente. Você pode verificar se há algum desconto não autorizado no seu benefício consultando o extrato de pagamento. Caso identifique, solicite o bloqueio imediatamente.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o INSS, confira.
Antes do bloqueio
Antes de solicitar o bloqueio, verifique seu extrato para identificar se há algum desconto não autorizado e mesmo que você não tenha identificado nenhum desconto indevido, é possível solicitar o bloqueio preventivo para evitar futuros problemas.
Vale lembrar ainda que todos os benefícios iniciados a partir de setembro de 2021 já possuem o bloqueio automático para descontos de mensalidades associativas. Já para desbloquear o benefício para descontos futuros, é necessário solicitar o serviço de desbloqueio mediante uso de biometria.
Como solicitar o bloqueio?
Para solicitar o bloqueio dos descontos, o segurado deve acessar o site ou aplicativo Meu INSS, utilizando seu CPF e senha Gov.br, depois basta procurar pela opção “Excluir mensalidade associativa” ou “Solicitar bloqueio ou desbloqueio de mensalidade” e seguir as instruções.
E se eu já tive descontos indevidos?
Caso você já tenha sofrido algum desconto indevido, entre em contato com a entidade responsável pelo desconto através do número 0800 informado no seu contracheque ou envie um e-mail para acordo.mensalidade@inss.gov.br. O INSS irá intermediar a resolução do problema.