Dívidas estudantis: alunos do FIES são chamados para liquidar as mensalidades sem custo

O programa Desenrola FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), criado pelo governo federal para oferecer condições de negociação dos contratos atrasados, termina em 31 de agosto. Até lá, os inadimplentes poderão fazer acordo com os bancos com até 99% de desconto. 

dívidas fies
Dívidas estudantis: alunos do FIES são chamados para liquidar as mensalidades sem custo
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

As dívidas dos estudantes pelo Desenrola FIES devem ser negociadas direto com o banco. Pelo App Caixa FIES, ou pelo site do Banco do Brasil. Outra opção é ir pessoalmente até a agência bancária e buscar pelo acordo. 

Condições de negociação de dívida com o FIES

As condições para pagamento no Desenrola FIES vão depender dos critérios que o estudante atende. 

Para contratos com débitos vencidos e não pagos há mais de 90 dias, em 30/6/2023:

Para contratos com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias, em 30/6/2023, cujos financiados estejam inscritos no Cadastro Único ou tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021:

Débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias, em 30/6/2023, cujos financiados estejam cadastrados no CadÚnico ou tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021, com a data da última prestação prevista em contrato em atraso superior há 5 anos:

Para contratos com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias, em 30/6/2023, que não se enquadrem nas hipóteses acima:

Para contratos com o pagamento em dia (adimplentes) na data da renegociação:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile