Quem recebe auxílio doença também pode pedir outros 2 benefícios do INSS de até R$ 1412

Você sabia que o auxílio-doença pode ser a porta de entrada para outros benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)? Muitas pessoas que recebem esse benefício não sabem que podem solicitar outros tipos de auxílio, como a aposentadoria por invalidez ou o auxílio-acidente.

Quem recebe auxílio doença também pode pedir outros 2
benefícios do INSS de até R$ 1412. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Entenda melhor sobre esses benefícios ao longo da matéria e nesta matéria da especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR.

O que é o auxílio-doença?

O auxílio-doença é um benefício pago pelo INSS aos trabalhadores que, por motivo de doença ou acidente, ficam incapacitados para o trabalho por um período superior a 15 dias.

A solicitação do auxílio-doença pode ser feita pelo site ou aplicativo Meu INSS. Após o pedido, o segurado passa por uma perícia médica para comprovar a incapacidade para o trabalho.

Quais outros benefícios posso solicitar após o auxílio-doença?

Após receber o auxílio-doença, você pode solicitar outros dois benefícios:

  • Aposentadoria por invalidez: se a sua incapacidade for permanente e total, você pode solicitar a aposentadoria por invalidez. Nesse caso, você não poderá mais retornar ao trabalho;
  • Auxílio-acidente: se a sua incapacidade for decorrente de um acidente de trabalho, você pode solicitar o auxílio-acidente. Esse benefício é pago além da aposentadoria por invalidez, caso seja concedida.

Solicitação da aposentadoria

Solicitar a aposentadoria agora é mais simples e rápido, com menos burocracia e maior comodidade:

  • Reúna a documentação: prepare documentos pessoais (RG, CPF, carteira de trabalho), comprovantes de pagamento e laudos médicos que comprovem a incapacidade para o trabalho.
  • Acesse o Meu INSS: entre no site ou aplicativo Meu INSS e vá em “Agendamentos/Solicitações”. Selecione “Novo Requerimento” e depois “Benefício por Incapacidade”;
  • Preencha o formulário: responda as perguntas sobre seus dados, trabalho e a doença/acidente que causou a incapacidade. Anexe os documentos digitalizados;
  • Agende a perícia médica: após enviar o pedido, agende a perícia online com data e local convenientes. Compareça com documentos originais e siga as orientações do médico perito;
  • Acompanhe o processo: pelo Meu INSS, você acompanha o andamento do seu pedido e recebe notificações sobre as etapas. Se o benefício for concedido, o pagamento seguirá o calendário do INSS.

 

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Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.