Encceja 2024: inscrições, conteúdos e formas de garantir o seu diploma

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi criado para possibilitar a conclusão do ensino médio. Nesse ano as provas do Encceja 2024 serão aplicadas neste mês de agosto. Conheça melhor essa opção gratuita voltada a cluclusão do ensino fundamental ou médio.

Encceja 2024: inscrições, conteúdos e formas de garantir o seu diploma
(Imagem gerada por inteligência artificial pela equipe do FDR)

O Ministério da Educação (MEC) vai aplicar o Encceja 2024 neste mês de agosto. As provas acontecerão em todos os estados, inclusive no Distrito Federal. A participação é gratuita e possibilita a conclusão da educação básica.

Com o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) quem não concluiu o ensino fundamental ou médio na idade certa pode obter o certificado de conclusão. 

Para a certificação do ensino fundamental é necessário ter 15 anos ou mais; enquanto para o ensino médio o participante precisa ter acima de 18 anos de idade.

Encceja 2024

  • Os certificados de conclusão emitidos através do Encceja podem ser usados como comprovante de conclusão em qualquer situação, isso inclui os concursos públicos.
  • Nessa edição as provas serão aplicadas durante todo o dia 25 de agosto.
    • Pela manhã os portões abrem às 8h e fecham às 8h45. As provas começam às 9h e terminam às 13h.
    • No período da tarde os portões abrem às 14h30 e fecham às 15h15. A aplicação da tarde se inicia às 15h30 e vai até as 20h30.
  • Lembrando que será adotado o horário de Brasília em todo o país.
  • Quem se inscreveu já pode consultar o cartão de confirmação para descobrir o local de prova, basta Acessar o Sistema Encceja.

Quem participar pode ter a oportunidade de conquistar um emprego. Nesta matéria eu te apresento as 8 profissões que estão com vagas sobrando e não exigem o ensino médio completo.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.