Doença foi confirmada pelo médico? INSS dá direito a 2 benefícios de R$ 1412

Uma doença pode virar de cabeça para baixo a vida de qualquer pessoa. Além das dores e incômodos, os custos com tratamentos e a impossibilidade de trabalhar podem gerar um grande impacto financeiro. Mas você sabia que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) oferece benefícios para auxiliar aqueles que se encontram nessa situação?

Doença foi confirmada pelo médico? INSS dá direito a
2 benefícios de R$ 1412. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Entenda melhor sobre esses benefícios ao longo da matéria e nesta matéria da especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR.

Quais benefícios o INSS?

Se você foi diagnosticado com uma doença que te impede de trabalhar, o INSS pode te garantir até dois benefícios, são eles:

  • Auxílio-doença: concedido quando a doença impede o segurado de trabalhar por um período superior a 15 dias. O valor do benefício varia de acordo com o salário de contribuição;
  • Aposentadoria por invalidez: concedida quando a doença é considerada permanente e total, ou seja, quando o segurado não tem mais condições de retornar ao mercado de trabalho. O valor da aposentadoria varia de acordo com o salário de contribuição.

Como solicitar os benefícios do INSS?

Para solicitar os benefícios do INSS, o segurado deve:

  • Procurar um médico: é fundamental procurar um médico para obter laudos e atestados que comprovem a doença e a incapacidade para o trabalho;
  • Agendar uma perícia médica no INSS: após a emissão dos documentos médicos, o segurado deve agendar uma perícia médica no INSS para avaliação do seu caso;
  • Reunir a documentação: Além dos laudos médicos, é necessário apresentar documentos como carteira de trabalho, comprovante de residência e outros documentos que possam ser solicitados;
  • Solicitar o benefício: a solicitação pode ser feita presencialmente em uma agência do INSS ou pela internet, através do site ou aplicativo Meu INSS.

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.