Prazo para não perder benefício do INSS está acabando; acompanhe o calendário

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está realizando uma grande operação para atualizar os cadastros de seus beneficiários. A medida, que tem o objetivo de garantir a precisão das informações e evitar fraudes, exige que os segurados com dados desatualizados procurem uma agência do INSS ou um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para regularizar sua situação.

Prazo para não perder benefício do INSS está
acabando; acompanhe o calendário. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

A convocação está sendo direcionada principalmente para beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), que é destinado a pessoas com deficiência e idosos com renda familiar inferior a um quarto do salário mínimo. No entanto, outros segurados também podem ser chamados a atualizar seus dados.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o INSS, confira.

Por que é importante atualizar os dados?

A atualização cadastral é fundamental para garantir a continuidade do pagamento dos benefícios. Dados desatualizados podem levar à suspensão do pagamento e, em casos mais graves, ao cancelamento definitivo do benefício. Além disso, informações precisas permitem que o governo direcione os recursos para quem realmente precisa.

Quais documentos são necessários?

Para realizar a atualização cadastral, o segurado deverá apresentar os seguintes documentos:

Quais são os prazos para atualização?

Os prazos para atualização dos dados variam de acordo com o tamanho do município. Em cidades com até 50 mil habitantes, o prazo é de 45 dias, enquanto em cidades maiores o prazo é de 90 dias. Após esse período, o benefício pode ser suspenso.

Como foi dito antes, para realizar a atualização cadastral, o segurado deve procurar uma agência do INSS ou um CRAS mais próximo e é importante agendar o atendimento com antecedência para evitar filas.

O que acontece se eu não atualizar meus dados?

Se o segurado não atualizar seus dados dentro do prazo estabelecido, o benefício poderá ser suspenso. No entanto, é importante ressaltar que a suspensão não é definitiva. O beneficiário terá um prazo adicional de 30 dias para regularizar sua situação e evitar o cancelamento definitivo do benefício.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile