Nesta sexta-feira, 16, acontece uma assembleia entre o INSS e o governo federal. A intenção do governo é atender os servidores do Instituto e reduzir os prejuízos para os idosos brasileiros. Entenda melhor essa situação e como ela pode te afetar.
Desde julho desse ano os servidores do INSS estão em greve, essa ação interrompeu o funcionamento de diversos setores. As reivindicações da classe são válidas, mas ainda não foram atendidas pelo governo federal. Nesta sexta-feira, 16, uma nova reunião pode colocar um fim à greve.
Impactos da greve do INSS
- Segundo o próprio Instituto Nacional do Seguro Social, a fila de espera por benefícios aumentou após o início da greve.
- O aumento foi de 11,27%, desde julho, quando a paralisação foi iniciada, informou o INSS.
- Antes da paralisação a fila tinha 1,4353 milhão de pedidos, após ela são 1,5 milhão de pessoas esperando pela aprovação.
- As perícias médicas também foram afetadas pela greve, 4 mil tiveram que ser remarcadas e outras 100 mil pessoas não puderam ser atendidas.
Greve no INSS
- A reunião desta sexta tem um objetivo muito claro negociar o fim da greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social.
- O Ministério da Gestão e Inovação já fez duas propostas aos servidores: reajuste e reorganização da carreira.
- No entanto, ainda não houve avanço nas negociações porque a valorização do cargo de técnico do seguro social ainda não foi atendida, esse é um dos pontos principais levantados pelos servidores.
- Esse reconhecimento de que o cargo é uma carreira de Estado, que começou a ser negociado na presidência de Dilma Rousseff (PT), traria mais benefícios para os profissionais.
- Os trabalhadores também solicitam um reajuste salarial de 33%, percentual que seria capaz de repor as perdas da falta de reajuste dos últimos anos.
- A reunião desta sexta pode ser determinante para o fim da greve, se o governo colocar em pauta a valorização da carreira.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o governo está convocando segurados do INSS para atualização de dados.
Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!