Relançado pelo Governo Federal em 2023, o programa do Bolsa Família possui regras específicas de inclusão. A iniciativa, que está disponível em todo o país, é responsável por atender mensalmente mais de 20 milhões de famílias. No entanto, para fazer parte do programa é preciso obedecer os critérios estabelecidos pelo Governo Federal.
Caso não cumpra alguma das regras, a família corre o risco de ter o pagamento suspenso, cancelado ou bloqueado. Com a medida, ela deixa de ter acesso ao valor mensal de R$ 600. Além disso, também são cortados os benefícios adicionais pagos por meio da iniciativa social.
No entanto, de acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, em alguns casos o processo é reversível. Dessa forma, algumas das famílias que foram afetadas por algum dos cortes do Bolsa Família podem voltar a garantir a liberação do benefício mensal.
Saiba como retomar o pagamento do Bolsa Família:
- Para ajudar as famílias afetadas pelo corte do benefício, o Governo Federal trouxe algumas orientações sobre como o pagamento pode ser retomado;
- A primeira medida é de que o responsável familiar verifique se o cadastro no sistema do CadÚnico está devidamente atualizado;
- Caso exista alguma pendência, ele deverá se deslocar até uma unidade do CRAS e efetivar a atualização;
- Na maioria dos casos, o procedimento já permite a retomada do pagamento;
- Outro ponto ao qual as famílias devem ficar atentas é na frequência escolar das crianças;
- Isso porque essa é uma das regras para garantir a manutenção do benefício;
- Outra questão é a existência de irregularidades no CPF;
- A partir deste ano, a existência de pendências com a Receita Federal levou a suspensão de diversos benefícios;
- Nesta matéria, é possível aprender como realizar a regularização do documento de forma prática.
Neste vídeo, o especialista do FDR Ariel França traz outras informações sobre o processo de cadastro do Bolsa Família. Confira:
Confira outras informações sobre o programa do Bolsa Família neste link.