Pago para milhões de cidadãos brasileiros, o PIS/Pasep permite que diversos trabalhadores tenham acesso a um benefício no valor de até R$ 1.412. Nesta quinta-feira (15), o benefício será liberado para um novo grupo.
Assim como nos anos anteriores, o pagamento é liberado de acordo com o mês de nascimento de cada cidadão. Para concluir a liberação de recursos em 2024, a Caixa Econômica Federal irá liberar o pagamento dos trabalhadores nascidos no mês de dezembro.
O benefício conta com regras específicas de pagamento. A principal delas diz respeito ao prazo de inscrição do trabalhador no PIS/Pasep. Para ter acesso aos recursos, é preciso que o cidadão esteja cadastrado na iniciativa há, pelo menos, cinco anos.
Essa inscrição é realizada de forma automática no momento em que o trabalhador firma o seu primeiro contrato formal de trabalho. Outra regra é de que, para receber os recursos, também é preciso que o cidadão tenha realizado alguma atividade formal no ano base de pagamento.
Em 2024, os recursos estão sendo disponibilizados para os trabalhadores que realizaram alguma atividade formal em 2022. O período trabalhado deverá ser de, no mínimo, 30 dias. Esse período poderá ter sido consecutivo ou não.
Saiba como realizar o saque do PIS:
- De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o pagamento é liberado por meio da conta da poupança social do Caixa Tem;
- Dessa forma, para realizar a movimentação financeira é preciso baixar o aplicativo do Caixa Tem;
- A plataforma está disponível para ser acessada neste link;
- Ao entrar, o cidadão precisará inserir o seu CPF e senha cadastrada;
- Caso ainda não possua, será possível realizar a criação do cadastro no momento do primeiro acesso;
- Após liberar a conta, o cidadão poderá realizar a movimentação financeira do benefício como preferir.
Consulte outras informações sobre o pagamento do PIS/Pasep neste link.