Contribuintes do INSS que estão recebendo o auxílio-doença têm a oportunidade de transformá-lo em um benefício permanente. Nesse procedimento o valor até poderá permanecer igual, mas o pagamento não é suspenso em um curto espaço de tempo. Entenda melhor agora.
O auxílio-doença, atualmente chamado de Benefício por Incapacidade Temporária, é concedido quando o trabalhador precisa se afastar do trabalho por mais de 15 dias. Esse afastamento pode ser em decorrência de doença ou até por um acidente de trabalho. A partir dele é possível acessar outro benefício, nesse caso, permanente.
Assista ao vídeo abaixo do colunista do FDR Ariel França para saber como sacar R$ 7 mil:
Tem como transformar o auxílio-doença em aposentadoria?
- Sim, é possível converter esse auxílio que é temporário em uma aposentadoria, o chamado Benefício por Incapacidade Permanente, antigamente chamado de aposentadoria por invalidez.
- Mas, alguns pontos são importantes, o principal deles é que essa conversão só ocorre após a reabilitação profissional ser encerrada sem um bom resultado.
- Nesse procedimento o profissional é inserido em outra função.
- Lembrando que essa reabilitação profissional só acontece após o segurado passar por todas as etapas de reabilitação física necessárias.
- Para transformar o auxílio em aposentadoria é necessário passar por uma perícia médica no INSS.
A especialista do FDR, Laura Alvarenga, apresenta a lista de doenças que garantem a aposentadoria por invalidez, clique aqui e confira.
Como pedir a Aposentadoria por Invalidez?
- Acesso ao site Meu INSS;
- Insira os seus dados;
- Clique em “Novo Pedido”;
- Depois digite “Pedir Benefício por Incapacidade Permanente”;
- Em seguida é só seguir os passos seguintes;
- Ao final uma perícia médica será marcada, compareça na data e horário com todos a documentação médica e exames realizados.
Os aposentados por invalidez podem receber um adicional de 25%, valor destinado ao pagamentos das despesas com um cuidador, clique aqui para saber mais.