PIX com função de crédito marca o FIM dos cartões em todo o país; saiba os detalhes

Alguns bancos brasileiros já oferecem a opção de PIX na função crédito. Por meio dela, o cliente usa o limite de seu cartão de crédito, mas para compras que estão sendo realizadas via PIX. Ou seja, para o vendedor o recebimento é instantâneo. 

pix
PIX com função de crédito marca o FIM dos cartões em todo o país; saiba os detalhes
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O PIX já é sucesso em todo país, mas o Banco Central trabalha para melhor e aperfeiçoar esse tipo de pagamento. Por meio dele é possível debitar dinheiro da sua conta sem pagar nada por isso, não há cobrança de tarifa como acontece no TED (Transferência Eletrônica Disponível).

Inclusive, um ponto de diferencial do PIX é o fato de que o dinheiro pode ser enviado de uma conta de outro banco sem que hajam cobranças. E ainda, a transação é feito a qualquer hora do dia, inclusive aos finais de semana e feriados. E o valor caí na hora. 

Como funciona o PIX função crédito 

No PIX de função crédito, o consumidor vai conseguir fazer um pagamento instantâneo para quem quiser, mas usando o limite do seu cartão de crédito. 

Digamos que esteja em uma loja ou restaurante que só aceita pagamento no débito ou no PIX, mas o cliente não tem dinheiro suficiente naquele momento.

A escolher a função do PIX crédito ele usa o seu limite do cartão, podendo parcelar a compra em até 12 vezes, mas a outra parte recebe o dinheiro na hora e sem cobrança da maquininha. 

Mas é preciso atenção, porque diferente da modalidade original nesta há cobrança de taxa para o cliente. O valor, que funciona como uma espécie de juros, vai depender do banco. 

Quais bancos oferecem o PIX crédito?

Poucas instituições financeiras oferecem a opção do PIX crédito. Um exemplo é o Itaú que permite a compra no PIX parcelado em empresas que são parceiras do banco, com possibilidade de parcelamento em até 48 meses.

Algumas das opções que oferecem são:

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile