Criada para auxiliar na rotina dos cidadãos brasileiros que já chegaram até a terceira idade, a carteira do idoso permite que quem tem mais de 60 anos possa desfrutar de diversos benefícios. Para ter acesso as vantagens e facilidades, é preciso que o cidadão tenha em mãos o documento que comprova o seu direito.
Recentemente, o Governo Federal anunciou uma importante mudança no sistema para a emissão do documento. Dessa forma, é preciso que os idosos estejam atentos para garantir a versão mais atualizada da carteira do idoso.
De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o novo formato de emissão garante uma maior praticidade. Isso porque, por meio dele, o cidadão poderá contar o benefício de realizar a emissão online por meio de um site criado pelo Governo Federal especialmente para o procedimento.
Saiba como emitir a nova carteira do idoso:
- O documento pode ser solicitado por meio do portal da Cidadania do Governo Federal;
- A plataforma está disponível para ser acessada neste link;
- Ao entrar, o idoso deverá clicar no botão “Emitir carteira do Idoso”;
- Em seguida, será preciso realizar o login na sua conta Gov.BR;
- Caso ainda não possua, ele poderá realizar a criação no momento do primeiro acesso;
- Após essa etapa, será preciso informar seus dados pessoais, incluindo RG, CPF e data de nascimento, por exemplo;
- Depois, as informações serão validadas pelo sistema do Governo Federal;
- Essa validação acontece de forma automatizada e costuma levar poucos segundos;
- Por fim, o idoso poderá emitir sua carteira;
- O documento será disponibilizado para ser impresso, caso o idoso prefira;
- No entanto, ele também poderá ser utilizado em sua versão digital;
- Com ele, é possível ter acesso a diversos benefícios como gratuidade no transporte, por exemplo.
Confira outras informações sobre os benefícios disponíveis com a carteira do idoso neste link.