Muitos trabalhadores imaginam que o maior benefício recebido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é a aposentadoria. No entanto, após ser finalmente contemplado com o salário vitalício ainda é possível receber outras vantagens.
Hoje, a aposentadoria do INSS é de no mínimo R$ 1.412 e no máximo R$ 7.786,02. Mas, além do salário todo mês e do 13º salário uma vez por ano, o cidadão ainda tem outros benefícios ao se aposentar. Confira quais são eles.
Emissão da Carteira do Idoso
A Carteira do Idoso garante gratuidade em viagens interestaduais, ou desconto de pelo menos 50% caso os assentos de gratuidade (dois por linha) já tenham sido preenchidos.
A carteira também ajuda a identificar o idoso de baixa renda, cuja rendimento não ultrapassa dois salários mínimos por mês e que esteja inscrito no Cadastro Único.
- Emissão da carteira pelo site: www.carteiraidoso.cidadania.gov.br.
Adicional de 25% no salário
Os aposentados do INSS que se aposentaram por invalidez e devido a evolução da sua doença passam a ter cuidados para realizar atividades simples, como se alimentar, tomar banho, caminhar e etc., podem pedir adicional de 25% no seu salário.
O valor é uma ajuda extra do INSS para pagar um profissional que possa cuidar do idoso aposentado.
- Acesse o Meu INSS e faça login;
- Selecione “Novo pedido”;
- Depois digite “Adicional de 25%”;
- Preencha a ficha e aguarde análise.
Gratuidade no transporte público
Os idosos com mais de 60 anos de vida podem ter gratuidade no transporte público, independente da sua renda. Vale para ônibus, trens ou metrôs.
Para conseguir exercer esse direito basta apresentar o documento com foto comprovando sua idade, ou emitir a carteira de identificação do idoso na companhia de transporte.
Vale lembrar que em cada estado e cidade pode haver uma regra diferente, por isso é importante verificar o funcionamento antes de pegar o transporte.