Os universitários foram surpreendidos com uma revisão nos contratos do Programa Desenrola Fies, criado para ajudar os estudantes a se livrar de dívidas do financiamento estudantil.
O programa do governo foi iniciado em 2023 e surgiu como uma oportunidade para os alunos do nível superior em instituições privadas resolverem os seus débitos com preços reduzidos a partir de acordos.
A especialista Laura Alvarenga explica como funcionou o Desenrola Fies.
O que aconteceu com o Desenrola Fies?
-
A iniciativa ofereceu a chance de limpar o nome de milhares de estudantes;
-
Os descontos variaram de acordo com o perfil do devedor,
-
Os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e pessoas que receberam o auxílio emergencial durante a pandemia conquistaram descontos de até 100%;
-
Enquanto outros brasileiros receberam descontos entre 12% e 77% segundo a quantidade de dias em atraso nos pagamentos;
-
Além dos descontos, as dívidas também foram parceladas;
-
Porém, uma revisão feita pela Caixa Econômica Federal fez ajustes em milhares de contratos;
-
Isso aconteceu porque, de acordo com a estatal, foram oferecidos descontos de 92% ou 99% quando o direito real do estudante era de 77%;
-
Nesses contratos, o valor da renegociação foi alterado e o estudante foi alertado através de mensagens SMS e no aplicativo do Fies.
O Ministério da Educação, em nota, disse que já está apurando os fatos e abriu um processo administrativo contra o banco.
Além do Desenrola Fies, como posso renegociar meus débitos em financiamento estudantil?
O Serasa está apresentando uma oportunidade inovadora para ajudar universitários endividados com financiamento estudantil a resolverem suas dívidas com descontos expressivos de até 95% nos débitos pendentes.
O objetivo é oferecer uma oportunidade acessível para que os alunos possam saldar suas dívidas de maneira mais vantajosa.