Pessoas de todo o país podem conseguir suspender a cobrança da conta de luz durante todo esse ano. O benefício é concedido pelo governo federal. Para quem não conseguir a isenção total, será concedido desconto na conta.
Um programa do governo federal oferece descontos de até 100% na conta de luz, o que significa que o cidadão não pagaria pelo consumo. Essa iniciativa é voltada às famílias de baixa renda e apenas os consumidores residenciais poderão se beneficiar.
Como se trata de uma iniciativa do governo federal todas as concessionárias de energia elétrica devem conceder os descontos aos cidadãos.
No vídeo abaixo o colunista do FDR Ariel França explica comoos titulares do Bolsa Família podem ter descontos na conta de luz:
Desconto na conta de luz
- O desconto é voltado a quem tem renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo nacional e está inscrito no Cadastro Único.
- Ou ainda famílias com renda mensal de até 3 salários mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla), que necessite de aparelhos que consumam energia elétrica para o tratamento.
- Os idosos acima de 65 anos e as pessoas com deficiência que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também podem receber o desconto.
- Os descontos variam de acordo com o consumo de energia, conforme abaixo:
- 65% de desconto para consumo mensal entre 0 e 30 kWh;
- 40% de desconto para consumo mensal entre 31 e 100 kWh;
- 10% de desconto para consumo mensal entre 101 e 220 kWh;
- Acima de 221 kWh não há descontos oferecidos.
- Para as famílias indígenas ou quilombolas o desconto pode ser total.
- Lembrando que os dados do Cadastro Único precisam estar atualizados e a seleção é automática.
- Caso uma família atenda aos requisitos e não for contemplada, um titular poderá se dirigir até a sede da concessionária.
A colunista Laura Alvarenga, especialista do FDR, ensina como se cadastrar no CadÚnico e aproveitar esse e outros programas sociais.