Existem algumas profissões que dão direito a aposentadoria com 15 anos de contribuição. Isso significa que ao ficar 15 anos trabalhando e contribuindo para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o cidadão ganha o direito de finalmente se aposentar.
Na verdade, a maioria das aposentadorias do INSS exigem 180 contribuições, o que totalizam 15 anos. Porém, a aposentadoria especial para quem exerce profissão com alto risco de insalubridade exige 15 anos e não necessariamente 180 contribuições.
Ou seja, se conseguir comprovar que trabalha há 15 anos naquela profissão, mesmo que tenha menos de 180 contribuições, é possível entrar com pedido para se aposentar.
Em todos os outros casos, como aposentadoria por idade e pelas regras de transição, a exigência é de 180 contribuições no mínimo. A idade também precisa estar de acordo com as regras, caso contrário o tempo contribuído não basta.
Aposentadoria especial com 15 anos de profissão
No caso da aposentadoria especial os 15 anos de profissão devem ter sido exercidos em situação que colocou a vida do profissional em risco.
As exigências do INSS são diferentes dependendo de quando o trabalhador começou a contribuir, se antes ou depois da reforma da Previdência em novembro de 2019.
Para quem começou a trabalhar antes da reforma de nov./2019 (regra de transição)
- 15 anos de atividade especial + 66 pontos, em caso de risco alto.
Os pontos são o resultado da soma da idade + o tempo de atividade de risco do trabalhador.
Para quem começou a trabalhar depois da reforma de nov./2019
- 15 anos de atividade especial + 55 anos de idade, em caso de risco alto.
Profissões que dão direito a aposentadoria especial
As profissões que dão direito a aposentadoria especial por alto risco de insalubridade são:
- Britador;
- Carregador de Rochas;
- Cavoqueiro;
- Choqueiro;
- Mineiros no subsolo;
- Operador de britadeira de rocha subterrânea;
- Perfurador de Rochas em Cavernas.