Titulares do INSS recebem convocação surpresa e devem atualizar cadastros com urgência

Recentemente, titulares do INSS foram surpreendidos por uma convocação urgente para atualizar seus dados cadastrais. Essa medida, que afeta beneficiários com números de benefício terminando entre 0 e 9, visa ajustar as informações e evitar a suspensão dos pagamentos.

Titulares do INSS recebem convocação surpresa e devem atualizar cadastros com urgência. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

O Governo Federal está implementando novas regras que afetam especialmente os idosos acima de 60 anos. Para evitar a suspensão de seus benefícios, os titulares do INSS devem comparecer a uma agência previdenciária o mais rápido possível e realizar a atualização necessária.

Em julho, mudanças importantes foram anunciadas pelo INSS, impactando especialmente os titulares do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A principal alteração refere-se ao prazo para a atualização de dados, que agora é mais rigoroso para beneficiários com cadastros desatualizados há mais de 48 meses.

Os prazos para regularização variam conforme o tamanho do município, sendo 45 dias para cidades com até 50 mil habitantes e 90 dias para localidades maiores. A não atualização dentro desses períodos pode resultar na suspensão do benefício, embora a suspensão não seja definitiva. 

Os titulares do INSS terão um prazo adicional de 30 dias para evitar o cancelamento final do benefício. Veja abaixo o passo a passo da atualização cadastral, enquanto neste artigo, eu te explico tudo sobre o novo pente-fino. Confira!

Atualização cadastral dos titulares do INSS

Atualização de dados dos titulares do INSS

Documentação necessária

Requisitos e portaria recente

Ação necessária

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile