Ação do governo federal pode resultar em cortes no Bolsa Família ao longo desse ano. Por outro lado, novos titulares seguem sendo inseridos no programa de distribuição de renda. Entenda agora o porquê da exclusão de beneficiários.
Ao longo desse ano o governo federal tem realizado diversas ações de revisão de benefício. Os alvos são o Bolsa Família e os benefícios previdenciários, que poderão ser cancelados. Mas, calma, nem todos perderão o depósito mensal, existem situações específicas que resultam no cancelamento.
Vale lembrar em no mês de junho o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome divulgou dados atualizados sobre esse cancelamento. Até então 240 mil cadastros no programa.
Assista ao vídeo abaixo o colunista do FDR Ariel França para conferir as datas de pagamento deste mês:
Cancelamentos no Bolsa Família
- Existem quatro procedimentos adotados: notificação, suspensão, bloqueio e cancelamento, clique aqui e entenda a diferença entre essas ações.
- O cancelamento é a última ação adotada pelo MDS, nesse momento a família é desligada do programa e os pagamentos deixam de acontecer.
- O MDS divulgou um relatório com os principais motivos que geram o cancelamento do benefício:
- Não regularização de cadastro dos públicos da Averiguação e Revisão;
- Renda superior ao limite do Programa, que é de meio salário mínimo por pessoa;
- Fim do prazo de Regra de Proteção;
- Vale lembrar que a Regra de Proteção é a única forma em que acontece a redução do benefício.
- Em junho 20 mil famílias estavam com o Bolsa Família suspenso e outras 677 mil famílias estavam com os benefícios bloqueados.
Como voltar a receber o Bolsa Família?
- Teve o benefício cancelado? O MDS permite a volta ao programa em algumas situações.
- Para voltar a receber é necessário regularizar a situação que gerou o cancelamento
- Após essa regularização o município tem até 6 meses para fazer a reversão de cancelamento no Sibec.
- A desatualização do CadÚnico também pode gerar suspensão do pagamento. A colunista Laura Alvarenga, especialista do FDR, ensina como atualizar os dados pela internet.