Os idosos que têm dúvidas sobre o saque do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem usar um canal de atendimento do próprio Instituto para esclarecer todos os questionamentos. Este canal foi criado justamente para atender quem não tem preferência pelo App ou site.
O canal de contato do INSS por telefone é chamado de Central de Atendimento do INSS. Para ligar basta discar 135, o número é o mesmo para todos os estados do país.
Há atendimento robotizado, em que as informações são passadas por mensagens eletrônicas. E ainda, o atendimento humano, em que um funcionário atende a ligação e esclarece todas as dúvidas do segurado.
Para o atendimento humano será preciso discar o ramal que direciona a chamada para que algum servidor possa atendê-la.
Serviços disponíveis na Central de Atendimento do INSS
Considerando a greve do INSS que tem fechado mais de 400 agências da Previdência Social em todo país, os idosos acabam ficando desamparados quando querem tirar suas dúvidas.
Pensando nisso, foi disponibilizada a opção de ligar para o INSS e resolver serviços como:
- Consultar a data de pagamento do seu benefício, por meio do seu CPF ou número do benefício;
- Consultar o valor que vai receber de salário neste mês;
- Denunciar descontos indevidos no seu salário;
- Pedir o extrato de pagamentos por e-mail;
- Dar entrada em um novo pedido.
O atendimento humano da Central 135 está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Já o atendimento eletrônico funciona 24h, todos os dias.
Pagamentos do INSS para agosto
O próximo pagamento do INSS está marcado para agosto, serão mais de 40,4 milhões de pessoas beneficiadas.
Até 1 salário mínimo | |
---|---|
Número final do benefício | Data de liberação |
1 | 26/08 |
2 | 27/08 |
3 | 28/08 |
4 | 29/08 |
5 | 30/08 |
6 | 02/09 |
7 | 03/09 |
8 | 04/09 |
9 | 05/09 |
0 | 06/09 |
Acima de 1 salário mínimo | |
---|---|
Número final do benefício | Data de liberação |
1 e 6 | 02/09 |
2 e 7 | 03/09 |
3 e 8 | 04/09 |
4 e 9 | 05/09 |
5 e 0 | 06/09 |