Caixa conclui distribuição do lucro do FGTS; veja quanto cada trabalhador recebe

Na semana passada, o Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou a distribuição do lucro do FGTS de 2023. Os valores começaram a ser distribuídos aos trabalhadores na sexta-feira, 9.

Caixa conclui distribuição do lucro do FGTS; veja quanto cada trabalhador recebe. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

A Caixa Econômica Federal (CEF), responsável pelo processo, finalizou todos os pagamentos do lucro do FGTS no domingo, 11. Portanto, todos os trabalhadores elegíveis já podem verificar o extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço para confirmar o recebimento dos valores.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informou que os trabalhadores com contas vinculadas ao fundo de garantia em 2023, com saldo em 31 de dezembro, têm direito a receber parte do lucro do FGTS de 2023. Isso inclui tanto contas ativas quanto inativas.

O valor do lucro do FGTS segue as regras de saque do fundo de garantia. Assim, só pode ser retirado em situações específicas, como demissão sem justa causa, compra de imóvel, aposentadoria, entre outras.

Se não houver nenhuma dessas condições, o valor do lucro do FGTS permanecerá no fundo, apenas aumentando o saldo disponível para o trabalhador. Nesta lista eu te apresento todas as formas de resgate do fundo de garantia. Confira!

Valor do lucro do FGTS

Para calcular o valor do lucro do FGTS a ser recebido, o trabalhador deve usar o saldo da conta em 31 de dezembro de 2023 e multiplicá-lo pelo índice de 0,02693258, determinado pelo Conselho do FGTS. É importante usar o extrato de dezembro para fazer esse cálculo, e não o valor atual.

Por exemplo, um saldo de R$ 10 mil registrado em 31 de dezembro resultaria em aproximadamente R$ 269,30 de lucro do FGTS. Assim, os trabalhadores podem verificar seus extratos antigos para estimar o valor a ser recebido.

Consulta ao lucro do FGTS

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile