Auxílio-doença com novas regras surpreende trabalhador em todo país

Os trabalhadores que já estão afastados do seu serviço pelo auxílio-doença estão sendo surpreendidos ao solicitar a prorrogação do pagamento. É que desde 1º de julho o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passou a adotar um noov procedimento neste caso. 

auxílio-doença
Auxílio-doença com novas regras surpreende trabalhador em todo país
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Com o fim de uma portaria publicada pelo INSS em outubro do ano passado, quem precisar renovar o auxílio-doença vai passar por perícia médica presencial. Antes disso a renovação era por atestado médico, por isso acontecia de forma automática. 

Bastava encaminhar um atestado médico assinado e que descrevesse a continuidade da incapacidade do trabalhador, e o INSS permitia a renovação. O auxílio-doença pode ser renovado inúmeras vezes até a total recuperação do trabalhador. 

Como pedir a prorrogação do auxílio-doença no INSS

O pedido de prorrogação do auxílio-doença deve ser apresentado ao INSS no máximo 15 dias antes do fim do pagamento. Na aprovação do benefício já há indicação de quando ele vence. 

Para a solicitação o segurado deve:

O último passo é agendar a perícia na unidade mais próxima. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile