A Caixa Econômica Federal é o banco responsável pela distribuição do lucro do FGTS. A expectativa é de que mais de 130 milhões de pessoas recebam os depósitos. Os valores recebidos variam de acordo com o saldo em conta. Saiba quando o saque poderá ser feito.
Na última semana o conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço anunciou a distribuição do lucro do FGTS. Os pagamentos são feitos pela Caixa Econômica Federal, banco operador do recurso. Dos R$ 23 bilhões de lucro do ano passado, R$ 15,21 bilhões serão distribuídos.
Para saber as datas do saque-aniversário de agosto, assista ao vídeo abaixo o colunista do FDR Ariel França:
Quem vai receber os lucros do FGTS
- Segundo apuração do Ministério do Trabalho e Emprego, 130,8 milhões de trabalhadores devem receber os depósitos, que começaram na última sexta-feira, 09.
- São pessoas que possuíam saldo em conta do FGTS em 31 de dezembro de 2023, foram identificadas 218,6 milhões de contas com saldo.
- A distribuição desse ano deve acontecer já com a nova regra de correção aprovada pelo Conselho Curador neste ano, que resultou em uma rentabilidade de 7,78%.
- A especialista do FDR Laura Alvarenga explica sobre a revisão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, clique aqui e saiba mais.
- Os depósitos devem ser feitos até 31 de agosto desse ano, mas existe a possibilidade de antecipação.
Saque do lucro do FGTS
- A má notícia é que o saque não será liberado imediatamente.
- Isso acontece porque o lucro é depositado diretamente ao saldo da conta do FGTS, que só pode ser acessado em caso de demissão sem justa causa, aposentadoria, compra da casa própria e doença grave.
- Clique aqui para saber conferir a tabela de valores que poderão ser depositados.
- Os trabalhadores podem conferir o saldo das contas do FGTS através do aplicativo oficial.