O novo Minha Casa, Minha Vida veio cheio de mudanças que facilitam o acesso ao financiamento imobiliário. Mas, a principal delas é a moradia gratuita que pode ser conquistada através do programa. As regras para ter acesso a essa gratuidade você confere agora.
No ano passado o governo relançou o Minha Casa, Minha Vida. Entre as mudanças está a oferta de moradia gratuita através do programa. Essa medida foi adotada para ajudar as famílias com a oferta de moradia digna, sem gerar o endividamento. Em geral essa gratuidade é concedida a quem já é beneficiado pelo governo federal, entenda o que isso significa.
No video abaixo o colunista do FDR Ariel França explica melhor essa novidade:
Moradia gratuita no Minha Casa, Minha Vida
- Essa gratuidade foi inserida no programa Minha Casa, Minha Vida – MCMV no ano passado, sendo válida para todo o país.
- Para ter a moradia gratuita é necessário ser beneficiários de programas de distribuição de renda, o Bolsa Família ou do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
- Segundo o próprio governo federal, 600 mil famílias do Bolsa Família e 150 mil do BPC serão beneficiadas.
- Aquelas famílias que já recebiam um dos dois benefícios tiveram o pagamento das parcelas do financiamento confirmado pelo governo, isso significa que elas passaram a ser de fato donas dos imóveis.
Como ter moradia gratuita no MCMV
- A gratuidade é voltada exclusivamente às famílias que fazem parte da Faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida, ou seja, que possuem renda mensal até R$ 2.640.
- No cálculo de renda não são considerados os valores recebidos de benefícios como o auxílio-doença, seguro-desemprego, Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
- Para ser beneficiado é necessário procurar o órgão responsável na sua cidade.
- Após a inscrição, a Caixa Econômica Federal, banco responsável pelos financiamentos do MCMV, fará a validação das informações.
Segundo a colunista Laura Alvarenga, é possível ter uma parcela de R$ 85 mensais no financiamento do imóvel, clique aqui e saiba como.