As pessoas que estão inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas do Governo Federal), e que atualizaram os seus dados, podem emitir o comprovante. Este comprovante pode ser usado para voltar a receber os benefícios que foram pausados.
O comprovante de atualização cadastral é emitido de forma remota, no site ou aplicativo do CadÚnico. Na verdade, o inscrito na plataforma vai encontrar como “comprovante de inscrição”, neste documento consta a mais recente atualização que foi feita nas informações pessoais.
Todos os representantes das famílias cadastradas são obrigados a fazer a atualização de dados a cada dois anos, mesmo que nenhuma informação tenha mudado.
O prazo diminuí e a atualização deve acontecer imediatamente em situações como: mudança de endereço, troca de escola das crianças, aumento ou diminuição de renda, entrada ou saída de um membro da família.
Como emitir o comprovante de atualização do CadÚnico
Ao fazer a atualização do CadÚnico é possível pedir um comprovante no próprio CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), ou emitir de forma online. São pelo menos dois canais remotos que liberam essas informações.
Emissão do comprovante do CadÚnico no site ou aplicativo
- Acesse o site do CadÚnico ou App Meu CadÚnico;
- Clique em “Entrar com Gov.br” e faça login;
- No menu de serviços procure por “Comprovante de inscrição”;
- O documento será gerado, podendo ser baixo ou impresso.
Informações disponíveis no comprovante do CadÚnico
Ao emitir o documento de comprovação do CadÚnico estarão disponíveis informações como:
- Código Familiar;
- Datas de cadastramento, da última atualização cadastral e data limite para atualizar novamente;
- Faixa de renda familiar;
- Nome completo;
- Data de nascimento;
- NIS de cada um dos integrantes da família e do Responsável Familiar (RF);
- Relação de parentesco entre os integrantes da família com o RF.