Governo de SP anuncia cursos de capacitação profissional GRATUITOS para o povo

O Fundo Social do estado de São Paulo abriu vagas em cursos de capacitação gratuitos para toda grande São Paulo. Uma das novidades anunciadas neste segundo semestre do ano é que a faixa etária para conseguir se matricular diminuiu, e jovens acima de 16 anos serão aceitos

curso gratuito
Governo de SP anuncia cursos de capacitação profissional GRATUITOS para o povo
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A primeira turma de jovens com mais de 16 anos já começou no dia 7 de agosto nas áreas de Informática e Administração. Todas as oportunidades são oferecidas pela Escola de Qualificação Profissional do Fundo Social de São Paulo.

São diferentes áreas de capacitação profissionais disponíveis nesta escola, como: Beleza e Bem-estar, Construção Civil, Administração e Empreendedorismo, Moda e Arte, Gastronomia e Informática. 

Como se inscrever nos cursos de capacitação gratuitos?

A inscrição nos cursos de capacitação gratuitos oferecidos pelo Fundo Social são online. No momento de se inscrever o aluno vai consultar quais os cursos disponíveis para a cidade que mora, ou a cidade mais próxima do seu endereço. 

Depois de preencher a ficha cadastral com todos os seus dados, um e-mail será enviado confirmando a confirmação. Conforme a disposição de vagas os candidatos serão selecionados, havendo prioridade para aqueles com menor renda e que estão desempregados. 

  • Acesse o site do Fundo Social de São Paulo;
  • Na opção “Escola de Qualificação” clique em “Fazer inscrição”;
  • Agora preencha CPF e data de nascimento;
  • A ficha de inscrição será aberta e deve ser preenchida. Além dos dados pessoais o candidato precisa responder a um questionário socioeconômico. 

Os cursos oferecidos possuem carga horária de 60 horas, isso significa que em pouco mais de duas semanas é possível conclui-los. Além de aumentar a credibilidade do currículo ainda potencializam o empreendedorismo dos jovens que querem abrir seu próprio negócio. 

A ideia não só facilitar a inserção desses cidadãos no mercado de trabalho, mas também fortalecer a autoestima e a confiança dos alunos“, diz o comunicado no site da Escola. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com