Continuação da greve do INSS foi confirmada prejudicando gravemente estes idosos

A greve dos servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já soma mais de 28 dias. Houve uma reunião de negociação na última sexta-feira (9), mas sem acordo os funcionários decidiram manter o protesto. Com isso, milhares de idosos são diretamente afetados. 

greve do inss
Continuação da greve do INSS foi confirmada prejudicando gravemente estes idosos
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A greve do INSS começou em 16 de julho e está perto de completar um mês. A paralisação é motivada pelo pedido de recomposição de perdas salariais, valorização profissional e melhores condições de trabalho dos técnicos de seguro. 

Aconteceu no dia 9 de agosto uma reunião que buscou chegar a um acordo entre governo e os servidores. Mas, as propostas não foram aceitas instantâneamente ou não foram bem vistas. 

O MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) apresentou uma reestruturação das carreiras do Instituto, e agora o INSS tem até o dia 16 de agosto para dar a resposta dos servidores.

Segurados estão sendo prejudicados com a greve do INSS?

Sim! Embora a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza de Assis Moura, tenha determinado que pelo menos 85% da equipe de cada agência do INSS deve continuar trabalhando, a greve acaba atingindo quem precisa dos atendimentos.

Na unidade da cidade de Bauru, interior do estado de São Paulo, apenas as perícia médicas estão funcionando. Ou seja, o idoso que chega até a unidade em busca de atendimento para outros serviços é dispensado e os servidores se recusam a atender. 

Essa é uma greve legalizada. E segundo os sindicatos das categorias, o movimento tem adesão em mais de 23 estados e no DF. Também foi informado que cerca de 400 agências fecharam ou passaram a funcionar parcialmente. 

Como usar os serviços do INSS durante a greve?

O próprio INSS pediu que os segurados optem pelos canais remotos de atendimento. O que incluí, principalmente, o portal Meu INSS

Por lá é possível:

  • Fazer um novo pedido;
  • Acompanhar o pedido já feito;
  • Anexar novos documentos;
  • Consultar pagamentos;
  • Consultar resultados. 

 

 

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Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com