Continuação da greve do INSS foi confirmada prejudicando gravemente estes idosos

A greve dos servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já soma mais de 28 dias. Houve uma reunião de negociação na última sexta-feira (9), mas sem acordo os funcionários decidiram manter o protesto. Com isso, milhares de idosos são diretamente afetados. 

greve do inss
Continuação da greve do INSS foi confirmada prejudicando gravemente estes idosos
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A greve do INSS começou em 16 de julho e está perto de completar um mês. A paralisação é motivada pelo pedido de recomposição de perdas salariais, valorização profissional e melhores condições de trabalho dos técnicos de seguro. 

Aconteceu no dia 9 de agosto uma reunião que buscou chegar a um acordo entre governo e os servidores. Mas, as propostas não foram aceitas instantâneamente ou não foram bem vistas. 

O MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) apresentou uma reestruturação das carreiras do Instituto, e agora o INSS tem até o dia 16 de agosto para dar a resposta dos servidores.

Segurados estão sendo prejudicados com a greve do INSS?

Sim! Embora a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza de Assis Moura, tenha determinado que pelo menos 85% da equipe de cada agência do INSS deve continuar trabalhando, a greve acaba atingindo quem precisa dos atendimentos.

Na unidade da cidade de Bauru, interior do estado de São Paulo, apenas as perícia médicas estão funcionando. Ou seja, o idoso que chega até a unidade em busca de atendimento para outros serviços é dispensado e os servidores se recusam a atender. 

Essa é uma greve legalizada. E segundo os sindicatos das categorias, o movimento tem adesão em mais de 23 estados e no DF. Também foi informado que cerca de 400 agências fecharam ou passaram a funcionar parcialmente. 

Como usar os serviços do INSS durante a greve?

O próprio INSS pediu que os segurados optem pelos canais remotos de atendimento. O que incluí, principalmente, o portal Meu INSS

Por lá é possível:

  • Fazer um novo pedido;
  • Acompanhar o pedido já feito;
  • Anexar novos documentos;
  • Consultar pagamentos;
  • Consultar resultados. 

 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com