13º salário do Bolsa Família confirmado para quem tem NIS final 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0

Faltam poucos dias para o início do pagamento do 13º salário do Bolsa Família. Foram confirmadas mais de 900 mil famílias na lista de beneficiadas. O depósito acontece apenas em agosto, e para receber é preciso seguir alguns critérios específicos.

13º salário do bolsa família
13º salário do Bolsa Família confirmado para quem tem NIS final 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Esta não é a primeira vez que o 13º salário do Bolsa Família é pago. Em nível nacional o abono foi liberado uma única vez, em 2019. Mas, desde então tem sido depositado pelo governo do estado de Pernambuco que decidiu continuar com esse bônus. 

Mesmo tendo trocado a gestão do governo, de 2022 para 2023, foi mantido o 13º pelo programa social. Por isso, neste ano mais de 900 mil titulares do Bolsa Família terão uma acréscimo de R$ 150 no pagamento de agosto.

Quem tem direito ao 13º salário do Bolsa Família em Pernambuco?

Não basta morar em Pernambuco para ter direito ao 13º salário do Bolsa Família. Além de residir em uma cidade pernambucana o grupo que vive em condição de pobreza também deve atender a critérios como:

  • Ser morador do estado de Pernambuco;
  • Estar com os dados no Cadastro Único atualizados;
  • Estar recebendo o Bolsa Família há pelo menos seis meses.

Quem foi recém aprovado no programa, ou começar a morar no estado faz pouco tempo, não vai conseguir receber o benefício. Os R$ 150 serão depositados no mesmo calendário de agosto. 

13º salário do Bolsa Família para todos os inscritos

A senadora Damares Alvez (Republicanos) protocolou um relatório favorável a criação do 13º salário para o Bolsa Família, com pagamento marcado para o mês de dezembro. 

O projeto de lei é do senador Jader Barbalho (MDB), e considerando que pode não haver orçamento disponível, ele pede que seja aberto um crédito extraordinário para financiar o bônus. 

Damares ainda incluiu no seu relatório que o pagamento deve acontecer no último mês do ano. O texto precisa ser aprovado em plenário para ser encaminhado para o presidente. 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com