Veja as dívidas que idosos com mais de 60 anos estão isentos de pagar

A vida financeira dos brasileiros com mais de 60 anos está cada vez mais protegida. Uma série de benefícios e leis têm sido implementadas para garantir que os idosos possam usufruir de uma melhor qualidade de vida, livre de preocupações excessivas com dívidas.

Veja as dívidas que idosos com mais de 60 anos
estão isentos de pagar. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Entre as vantagens oferecidas, destacam-se as diversas isenções e descontos em contas de serviços públicos, como energia elétrica e impostos sobre imóveis. Além disso, a legislação tributária prevê benefícios fiscais específicos para os idosos, simplificando o processo de declaração do Imposto de Renda e reduzindo os impostos.

Com isso, uma novidade importante é a Lei do Superendividamento, que oferece uma proteção especial aos idosos em situação de dívida. Essa lei estabelece limites para as taxas de juros e facilita a renegociação de dívidas, permitindo que os idosos encontrem soluções mais justas e adequadas à sua realidade financeira.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre benefícios para idosos, confira.

Tipos de isenção que idosos 60+ possuem

Vale lembrar que para garantir esses benefícios, os idosos devem entrar em contato diretamente com as empresas que fornecem os serviços para realizar a isenção ou os descontos.

Além disso, pessoas com mais de 60 anos também têm a possibilidade de emitir a Carteira do Idoso, que é um documento que favorece o acesso dos idosos a serviços gratuitos ou com desconto em diversos setores. Um dos benefícios da carteira é o acesso facilitado aos serviços de transporte interestadual, garantindo maior mobilidade a eles.

Benefícios da Carteira do Idoso

Os idosos que possuem a Carteira do Idoso tem diversos benefícios que facilitam as atividades feitas ao longo do dia, são eles:

 

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile