O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) iniciou o pente-fino com foco na revisão de benefícios, com auxílio-doença e BPC (Benefício de Prestação Continuada). Com isso, milhões de brasileiros com CPFs finais 0-9 estão sendo convocados para atualizar seus dados e comprovar o direito ao benefício.
O pente-fino do INSS é uma ação do governo para verificar se os beneficiários continuam cumprindo os requisitos para receber o benefício. Essa revisão é fundamental para garantir que os recursos sejam destinados a quem realmente precisa e para combater fraudes.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre pente-fino, confira.
Quem será convocado?
Como dito antes, inicialmente, a revisão está sendo realizada com beneficiários do auxílio-doença e do BPC. É importante ressaltar que todos os CPFs, independentemente do número final, podem ser convocados.
Como saber se fui convocado?
O INSS está utilizando diversos canais para comunicar a convocação aos beneficiários, como SMS, e-mail, carta, o aplicativo Meu INSS e extrato bancário.
Como consultar a convocação do BPC?
Para verificar se você foi convocado para a revisão do BPC, siga os passos abaixo:
- Acesse o site ou aplicativo do Meu INSS;
- Na página inicial, procure pela opção “Revisão BPC”;
- Informe o seu CPF;
- O sistema irá informar se você precisa atualizar seus dados.
Dicas para manter benefícios do INSS
- Mantenha seus dados atualizados: verifique se seus dados pessoais, como endereço, telefone e e-mail, estão corretos no site ou aplicativo do INSS e tenha sempre em mãos todos os documentos que comprovam seu direito ao benefício, como carteira de trabalho, atestados médicos e exames complementares;
- Fique atento às convocações: o INSS pode te contatar por carta, e-mail, SMS ou telefone. Mantenha seus dados atualizados para não perder nenhuma comunicação importante. Com isso, se você for convocado para perícia médica, compareça com todos os documentos necessários e siga as orientações do médico.
- Tire suas dúvidas: em caso de dúvidas sobre o pente-fino ou o seu benefício, entre em contato com o INSS pelo site, aplicativo ou telefone 135. Mas se você se sentir inseguro ou precisar de acompanhamento especializado, procure um advogado previdenciário.