FGTS: Mais dinheiro no seu bolso com a distribuição de lucro de R$ 15,2 bilhões

Uma ótima notícia para os trabalhadores brasileiros que possuem contas ativas no FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). O Fundo de Garantia irá distribuir um abono especial aos seus contribuintes, referente ao lucro de R$ 15,2 bilhões obtido em 2023. 

FGTS: Mais dinheiro no seu bolso com a distribuição de
lucro de R$ 15,2 bilhões. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Esse benefício será creditado diretamente nas contas dos trabalhadores a partir do final de agosto.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o FGTS, confira.

Como funciona esse pagamento do lucro?

O valor do abono será calculado de forma proporcional ao saldo que cada trabalhador possuía em sua conta do FGTS no dia 31 de dezembro de 2023. Ou seja, quem tinha um saldo maior receberá um valor proporcionalmente maior.

Quando o lucro será pago?

A previsão é que o lucro seja creditado nas contas dos trabalhadores a partir do final de agosto de 2024. A data exata pode variar dependendo da instituição financeira onde a conta do FGTS está vinculada.

O que posso fazer com o abono?

Embora o abono seja uma ótima notícia, é importante ressaltar que ele não pode ser sacado a qualquer momento. O valor do abono será incorporado ao saldo total da sua conta do FGTS e poderá ser utilizado nas mesmas situações previstas em lei, como:

  • Demissão sem justa causa: nesse caso, você poderá sacar o valor total do seu FGTS, incluindo o abono;
  • Aposentadoria: ao se aposentar, você poderá sacar o valor total do seu FGTS, incluindo o abono;
  • Compra da casa própria: o abono poderá ser utilizado como parte do pagamento da entrada na compra de um imóvel;
  • Outras situações: existem outras situações específicas, como doenças graves e calamidades, em que o saque do FGTS é permitido.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com sólida experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.