O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou informações sobre o pente-fino dos benefícios. A revisão já foi iniciada, mas acaba de ser reforçada neste mês de agosto. A ação pode resultar no bloqueio de benefícios, mas deixa a aposentadoria de fora; entenda.
O INSS pretende fazer a revisão de pelo menos 2.054 benefícios previdenciários, mas decidiu deixar a aposentadoria de fora, ao menos inicialmente. Eles passarão pelo pente-fino do INSS, mas não vai ser agora. Essa medida foi adotada para que a revisão seja gradual.
O que significa que aos poucos novos grupos poderão ser convocados para fazerem atualizações e perícias médicas presenciais.
Assista ao vídeo abaixo do colunista do FDR Ariel França para entender melhor sobre o pente-fino:
Aposentadoria fora do pente-fino do INSS?
- Quando a notícia de revisão dos benefícios se espalhou todos acreditavam que essa medida atingiria todos os segurados de uma só vez.
- Mas, o INSS decidiu fazer a revisão em etapas.
- Por isso, a aposentadoria por invalidez só será revisada em 2025.
- Vale lembrar que o INSS pretende revisar todos os benefícios que requerem uma perícia médica.
Alvos do pente-fino do INSS em agosto
- Como o próprio FDR já informou, em agosto o INSS reformou a revisão.
- A previsão é de que 800 mil auxílios-doença passem pela revisão.
- Como o benefício é revisto a cada seis meses, quem está há mais tempo que isso sem fazer perícia médica deve ser convocado para o procedimento presencial.
- Também participam do pente-fino 1,254 milhão de beneficiários do BPC, são pessoas com mais de 65 anos ou que possuem alguma deficiência.
- Nesse caso, duas situações podem levar à convocação: falta de perícia e a desatualização dos dados do CadÚnico.
- Para quem recebe o BPC ou o auxílio-doença a recomendação é que mantenha os dados de contato atualizados no Meu INSS.
Segundo a especialista do FDR Laura Alvarenga a convocação das pessoas que precisam passar pela revisão já começou, clique aqui e saiba como descobrir se você foi convocado