O Renda Cidadã é um programa desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social do estado de São Paulo. O seu objetivo é fazer transferência direta de renda para as famílias em situação de vulnerabilidade, além de promover ações de assistência social.
O Renda Cidadã está entre uma das ações do Bolsa do Povo, e prevê atender famílias que vivenciam processo de vulnerabilidade em decorrência do desemprego ou subemprego.
O próprio governo lista algumas das dificuldades que essas pessoas vivem, e onde o programa pode agir. Incluindo: ausência de qualificação profissional, o analfabetismo, a situação precária de saúde e a inexistência de moradia.
Benefícios oferecidos pelo Renda Cidadã
O Renda Cidadã oferece para o paulista beneficiário um valor fixo mensal para conseguir lidar com seu custo de vida. A partir da aceitação no programa é possível receber:
- R$ 100 todos os meses.
O valor pode ser usado como o cidadão bem entender, seja para comprar alimentos, remédios, usar o transporte público ou imprimir currículos.
Hoje para receber é preciso estar inscrito no Cadastro Único, sendo que só são aceitos nesta base de dados aqueles que possuem renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa.
Além do Renda Cidadã a inscrição garante o acesso a outros benefícios sociais, eu listei quais são eles e você pode consultar por aqui.
Como se inscrever no Renda Cidadã?
De acordo com as orientações do site Bolsa do Povo, a inscrição no Renda Cidadã acontece de forma presencial. O próprio município estabelece os critérios específicos para atender com a ajuda de transferência de renda as famílias que estão no CadÚnico.
- Procure a unidade mais próxima do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social);
- Faça sua inscrição no Cadastro Único;
- Apresente documento de identificação pessoal e identificação de todos os membros da família, além do comprovante de residência;
- Aguarde ser selecionado.