O governo, em uma ação urgente, emitiu um alerta para todos os titulares do BPC (Benefício de Prestação Continuada) sobre um crescente número de fraudes que têm como alvo os beneficiários. Criminosos estão explorando a vulnerabilidade de muitos idosos e pessoas com deficiência, prometendo a liberação do benefício em troca de pagamentos indevidos.
De acordo com o INSS, os golpistas entram em contato com as vítimas por meio de mensagens de texto ou aplicativos de mensagens como WhatsApp, informando sobre um suposto direito ao BPC. Em seguida, solicitam o pagamento de uma taxa, que pode variar, mas geralmente ultrapassa os R$ 400, alegando que esse valor é necessário para a liberação do benefício.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o BPC, confira.
O que é o BPC?
O BPC paga mensalmente um benefício equivalente ao salário mínimo, R$ 1.412, a pessoas com deficiência de todas as idades e a idosos a partir de 65 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade. Para ter acesso a esse benefício, é necessário comprovar a condição de baixa renda através da inscrição no CadÚnico.
Como funciona o golpe?
De acordo com a denúncia de um servidor da Previdência Social de Campos dos Goytacazes, um intermediário havia solicitado o benefício para um idosos identificando-se como procurador. Assim, o golpe foi descoberto quando o idoso, vítima dessa fraude, compareceu à agência do INSS e informou sobre as mensagens de liberação do BPC.
Ao analisar o cadastro do idoso em questão, o servidor do INSS encontrou diversos procuradores vinculados à solicitação do benefício. Além disso, também foram identificados um e-mail e um número de telefone que o próprio idoso não reconheceu.
Alerta do INSS
De acordo com o próprio INSS, o Instituto nunca solicita dados ou documentos diretamente de beneficiários via e-mail, WhatsApp ou outros meios de mensagens. O único canal digital oficial para o envio de documentos é o site ou aplicativo ‘Meu INSS‘.
O INSS utiliza o número 280-41 para enviar SMS informativos, mas nunca inclui links dessas mensagens, apenas atualizações sobre o andamento dos processos no ‘Meu INSS’.
Para se proteger desse tipo de golpe, o INSS recomenda que os beneficiários e seus familiares adotem as seguintes medidas:
- Desconfie de qualquer contato que solicite pagamento para liberação do benefício;
- Não forneça dados pessoais ou bancários a estranhos;
- Verifique a autenticidade de qualquer mensagem ou ligação antes de tomar qualquer atitude;
- Procure informações oficiais sobre o BPC e de outros benefícios nos canais do INSS;
- Denuncie qualquer tentativa de fraude.
Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!