Redução no lucro do FGTS! Somente 65% dos rendimentos chegará ao bolso do trabalhador

Recente proposta do governo visa reduzir a distribuição do lucro do FGTS de 2023, que atingiu um recorde de R$ 23,4 bilhões. A intenção é repassar somente 65%, percentual que equivale a cerca de R$ 15,1 bilhões, destinados aos trabalhadores formais regidos pela CLT.

Redução no lucro do FGTS! Somente 65% dos rendimentos chegará ao bolso do trabalhador. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

Conforme afirmado pelo Ministério do Trabalho e Emprego ao InfoMoney, essa divisão do lucro do FGTS ainda depende da aprovação do Conselho Curador, que se reunirá nesta quinta-feira, 8, para deliberar sobre a questão.

Em 2023, a distribuição do lucro do FGTS foi significativamente maior, alcançando 99%. Normalmente, a Caixa Econômica tem até 31 de agosto para distribuir a parcela dos rendimentos. Contudo, nos últimos anos, esses pagamentos têm sido antecipados.

A redução na porcentagem do lucro do FGTS a ser distribuída aos trabalhadores deve-se a um lucro extraordinário em 2023. Os trabalhadores com saldo nas contas vinculadas do fundo de garantia em 31 de dezembro de 2023 terão direito ao benefício, abrangendo contas ativas e inativas.

Continue acompanhando para descobrir quem tem direito ao lucro do FGTS. Enquanto isso, neste artigo, eu te apresento a lista completa de modalidades de resgate disponíveis. 

Quem tem direito ao lucro do FGTS?

Consulta ao lucro do FGTS

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile