A partir deste mês de agosto milhões de pessoas serão convocadas para passar pelo pente-fino do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Os segurados podem consultar de forma online se receberam a convocação para comprovação dos seus dados, sob risco de suspensão.
O pente-fino do INSS tem como objetivo cortar o pagamento das pessoas que não têm mais direito de receber aquele salário. Inicialmente, o alvo das revisões são o auxílio-doença e o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Pelo menos 1,25 milhões de pessoas que recebem o BPC precisam passar pelo processo, e outras 600 mil com direito ao auxílio-doença também terão seus dados revisados.
Como saber se foi convocado para o pente-fino do INSS?
Quem for convocado para o pente-fino do INSS vai precisar atualizar seus dados no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) se for pessoa de baixa renda.
E se receber o auxílio-doença precisará passar por uma nova perícia médica. Os prazos vão de 45 a 90 dias a partir da convocação. Nesse período o INSS pode bloquear o salário do cidadão.
Para se preparar para revisão o segurado será convocado por:
- SMS;
- E-mail;
- Carta enviada no endereço (por isso a importância de manter seus dados atualizados);
- App Meu INSS;
- Extrato bancário.
Consultar convocação do pente-fino do BPC
O INSS está liberando a consulta da revisão do BPC. Ao informar o número do seu CPF os inscritos podem verificar se precisam fazer uma nova atualização do Cadastro Único.
Os nomes estão sendo liberados por lotes, por isso vale a pena fazer um novo cadastro habitualmente.
- Acesse o site do Meu INSS ou aplicativo;
- Sem fazer login, na primeira página procure por “Revisão BPC”;
- Agora, informe o número do seu CPF;
- Pronto, o sistema vai informar se você foi convocado.