Recadastramento do INSS: listamos todos os novos documentos necessários

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está convocando os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) para realizarem o recadastramento dos seus dados. A medida é obrigatória e tem como objetivo garantir a continuidade do pagamento do benefício, pois a partir de agora, beneficiários que não estiverem com seus dados atualizados no CadÚnico poderão ter seus pagamentos suspensos.

Recadastramento do INSS: listamos todos os novos
documentos necessários. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

As novas regras estabelecem que beneficiários do BPC com cadastro desatualizado há mais de quatro anos deverão realizar a atualização. A notificação será feita por diferentes canais, como extrato bancário, SMS e pelo aplicativo Meu INSS.

O prazo para regularizar a situação varia de acordo com o tamanho do município: 45 dias para cidades pequenas e 90 dias para cidades grandes. Quem não atualizar os dados dentro do prazo poderá ter o benefício suspenso.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o INSS, confira

Documentos necessários para o recadastramento

É importante ressaltar que a documentação exigida pode variar de acordo com a instituição bancária onde o beneficiário recebe o pagamento e a modalidade do benefício. No entanto, alguns documentos são comuns a todos os casos:

  • Documento de identificação com foto: RG, Carteira de Trabalho ou outro documento oficial com foto;
  • CPF: o número do Cadastro de Pessoa Física é fundamental para a identificação do beneficiário;
  • Comprovante de residência: conta de água, luz, telefone ou outro documento que comprove o endereço atual;
  • Número do benefício: é importante ter em mãos o número do benefício para agilizar o processo.

Em alguns casos, o INSS pode solicitar documentos adicionais, como:

  • Comprovante de vida: em algumas situações, pode ser necessário apresentar um comprovante de vida, como um atestado médico ou uma declaração de um familiar;
  • Dados bancários: é preciso manter os dados bancários atualizados, como agência e conta corrente;
  • Informações sobre dependentes: caso o beneficiário tenha dependentes, pode ser necessário apresentar documentos que comprovem o parentesco e a dependência econômica.

Como realizar o recadastramento?

Existem diversas formas de realizar o recadastramento do INSS, são elas:

  • Agência bancária: a maioria dos bancos conveniados com o INSS oferece o serviço de recadastramento em suas agências;
  • Meu INSS: através do site ou aplicativo Meu INSS é possível realizar o recadastramento de forma online;
  • Postos de atendimento do INSS: em alguns casos, é possível realizar o recadastramento em postos de atendimento do INSS.

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.